POLÍTICA - 09/10/2026 14:02 (atualizado em 09/10/2026 14:05)

Polícia Federal desmente reportagem da Veja sobre supostos repasses de Vorcaro para filme sobre Lula

PF afirma que ex-dono do Banco Master não prestou depoimento com as informações divulgadas pela revista; instituição recebeu pedido de investigação sobre o caso
Recomendar correção
Obrigado pela colaboração!
Vorcaro, preso desde março, é ex-dono do banco Master. Banco Master / Divulgação
A Polícia Federal (PF) divulgou uma nota nesta sexta-feira (9) contestando uma reportagem da revista Veja que atribuiu ao ex-dono do Banco Master, Daniel Vorcaro, declarações sobre supostos repasses de dinheiro para financiar um documentário sobre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Segundo a PF, Vorcaro não prestou depoimento com o conteúdo apresentado na publicação e também não entregou documentos ou informações que sustentassem as afirmações atribuídas a ele.

"Daniel Vorcaro não prestou depoimento com o teor relatado na matéria, tampouco entregou à instituição anexos, documentos ou informações com o conteúdo ali descrito", afirmou a Polícia Federal.

A instituição também informou que as propostas de colaboração premiada apresentadas pela defesa do ex-banqueiro não foram aceitas por não atenderem aos requisitos legais.

Reportagem mencionou suposto pagamento de R$ 30 milhões

A reportagem da Veja, intitulada "Vorcaro conta que liberou dinheiro para filme sobre Lula por negócios no governo", afirmou que o ex-banqueiro teria destinado recursos à produção de um documentário sobre o presidente.

Segundo a publicação, Vorcaro teria negociado com João Vaccari Neto, ex-tesoureiro do PT, um suposto repasse de recursos em troca de acesso a negócios envolvendo fundos de pensão de servidores federais.

A revista afirmou que R$ 30 milhões teriam sido entregues em espécie ao Instituto Lula, administrado por Paulo Okamotto, para financiar um documentário sobre o presidente no exterior.

A reportagem também mencionou outro suposto pagamento ao instituto, sem especificar o valor, e associou os recursos ao documentário Lula, dirigido pelo cineasta Oliver Stone.

As informações são alegações publicadas pela revista e não foram confirmadas pela Polícia Federal. A própria instituição negou que Vorcaro tenha prestado o depoimento descrito na matéria.

Lula nega ter solicitado ou recebido recursos

Procurado pela Veja, o presidente Lula negou qualquer envolvimento nos supostos repasses financeiros.

Segundo a manifestação atribuída ao presidente, ele "jamais solicitou ou recebeu qualquer vantagem financeira nem autorizou terceiros a receber recursos de Vorcaro em seu nome".

A negativa ocorre em meio à repercussão da reportagem, publicada durante a campanha para o segundo turno das eleições presidenciais.

Advogados pedem investigação sobre possível interferência eleitoral

Após a publicação, os advogados Marco Aurélio de Carvalho e Reinaldo Santos de Almeida, integrantes do grupo Prerrogativas, apresentaram uma notícia de fato à Polícia Federal solicitando a apuração das circunstâncias relacionadas ao material divulgado.

Os advogados levantaram a suspeita de uma possível articulação entre Vorcaro e pessoas ligadas à campanha de Flávio Bolsonaro (PL) para interferir no segundo turno da eleição presidencial.

Segundo eles, existe a preocupação de que acusações sejam divulgadas durante a campanha sem tempo suficiente para sua verificação e para a apresentação de respostas pelos envolvidos.

A suspeita apresentada pelos advogados não representa uma conclusão de investigação.

A Polícia Federal confirmou que recebeu uma notícia-crime com pedido de providências urgentes para apurar fatos relacionados à reportagem.

Até o momento das informações divulgadas, não havia confirmação oficial dos supostos repasses financeiros mencionados pela revista.
Fonte: WH3 COM GZH
Publicidade
Publicidade
Cadastro WH3
Clique aqui para se cadastrar
Entre em contato com a WH3
600

Rua 31 de Março, 297

Bairro São Gotardo

São Miguel do Oeste - SC

89900-000

(49) 3621 0103

Carregando...